Header

Viver em Cascais com Lisboa ao virar da esquina

Tags/Temas:LifeStyle, Turismo


Header

A maior vantagem de viver em Cascais? A tranquilidade de usufruir de toda a qualidade de vida, longe da confusão das grandes cidades. A segunda? Ter uma capital europeia como Lisboa, ao virar da esquina!

Portugal está na moda e Lisboa é, cada vez mais, o centro das atenções e atrações. Quer conhecer alguns dos seus melhores segredos? Venha daí!

Diz a letra do fadista que Lisboa é “menina e moça”. E é verdade. Apesar de se afirmar como uma capital europeia cada vez mais madura e experiente, Lisboa é uma cidade onde se respira o charme de uma vida cosmopolita, cheia de inovação, sangue novo e jovialidade.

A traça dos edifícios antigos que se mistura com a arquitetura contemporânea, o comércio arrojado, inovador e apelativo, a cor das ruas e a luz da cidade convidam, 365 dias por ano, a que tudo seja vivido intensamente. Da luxuosa e clássica Av. da Liberdade, onde se concentram uma boa parte dos melhores hotéis de Lisboa e do melhor comércio de marcas internacionais, passando pela baixa, onde se respira ainda o ambiente intelectual, artístico e boémio da vida Lisboeta do Séc. XIX e inícios do Séc. XX, até às ruas estreitas e íngremes do boémio Bairro Alto, onde se encontra uma boa parte da alma bairrista de cidade. E dos melhores petiscos!

A excelência da gastronomia é, sem sombra de dúvida, uma das melhores imagens de marca de Portugal e uma das melhores embaixatrizes do país. Não é por isso difícil que quem visita Lisboa fique preso pelo estômago, como fazem aliás as boas mulheres, para agarrar os maridos. Nesse aspeto não é difícil render-se a uma refeição, num qualquer ponto da cidade. Da atrativa street food às pequenas tasquinhas dos bairros típicos, até aos restaurantes de autor e de estrelas Michelin, escolhas não faltam.

A mesma transversalidade e variedade se estende ao comércio. As ruas de Lisboa estão cheias de novos criadores, designers e artistas, que animam e revalorizam o comércio de rua com a sua criatividade. Em antigos palacetes renasceram elegantes galerias comerciais e em todas as esquinas nascem, diariamente, novos espaços e novas propostas que seduzem e desafiam.

A tudo isto juntam-se ainda, ao fim de semana, inúmeros mercados de rua, repletos de engraçadas velharias, artesanato e os melhores produtos biológicos, de pequenos e grandes agricultores.

Lisboa, literalmente, fervilha!

Mas Lisboa é também, desde sempre, aquela “senhora elegante” que gosta de se passear com o último modelo na Avenida. Por isso, naquela que foi desde sempre a passerelle da elite Lisboeta e que no Séc. XIX era uma elegante alameda ladeada de árvores e ornamentada com estátuas e lagos – o Passeio Público – encontra ainda hoje todo o luxo e prestígio das melhores marcas de moda e acessórios do mundo. Na Av. da Liberdade, o limite é apenas o plafond da sua conta.

E à noite?… Bem, à noite, Lisboa muda de roupa e entra noutro ritmo. São inúmeros os bares e discotecas trendy, inclusivamente em originais e arrojados Hostels onde, à semelhança do que se passa em qualquer outra grande capital europeia, os amigos se encontram para ouvir música ao vivo, beber um copo, conversar e dançar. Na famosa Rua Cor-de-Rosa, no Cais do Sodré – local outrora frequentado por marujos desembarcados ali mesmo à beira, no Rio Tejo, nos navios mercantes que vinham de outras paragens e que tantas vezes davam direito a rixas por aquelas ruas – há todo um ambiente descontraído e cosmopolita, que saltita entre restaurantes e bares, todos com uma identidade muito própria e cheios de carisma.

Fruto da sua história e da sua estreita ligação ao comércio marítimo, é possível ainda hoje encontrar inúmeros vestígios das empresas de mercadores que no século passado lhe davam vida. Os bares de origem inglesa e irlandesa que ainda ali existem são um excelente testemunho disso.

Ah, e o Cais das Colunas, mesmo em frente ao emblemático e histórico Terreiro do Paço, de onde tantos barcos partiram à descoberta do mundo e chegaram cheios de riquezas exóticas e especiarias? É um lugar épico, ao qual é impossível ficar indiferente!

Lisboa é linda, cosmopolita, histórica, sedutora, arrojada e cativante. Nem que seja, simplesmente, para passear! E se é amante de fotografia, prepare-se! Traga muitos cartões de generosos gigas. Inspiração e pontos de interesse para a sua objetiva, são coisas que não lhe vão faltar!

Margarida Brito | Texto e Imagem

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*