pm_capa_edit

Sedução Gastronómica :: Peixe e Marisco


A frescura dos “frutos do mar” no Guincho, à mesa do Porto de Santa Maria

pm_capa_edit

Se há características que sobressaem na gastronomia portuguesa, a variedade e o elevado consumo de peixe e de marisco fresco são, sem dúvida, duas das de maior destaque.

Não é de estranhar. Portugal é um país à beira-mar plantado, com uma costa banhada pelas águas do Oceano Atlântico, o que o tornou, ao longo da história, numa terra de marinheiros e de pescadores. Neste contexto, Cascais é também uma Vila privilegiada.

Com a origem da sua história ancorada no mar e na actividade piscatória, apesar de todas as transformações que os séculos lhe trouxeram, Cascais nunca perdeu este lado carismático, que é também parte da sua beleza. Ainda hoje, a sua baía está povoada de coloridas embarcações de pesca, que não só lhe conferem um ar pitoresco, como são um verdadeiro bilhete-postal da sua identidade. É esta identidade, o que ela traz à mesa e o que de melhor se pode saborear em Portugal que queremos partilhar consigo. Vamos levá-lo a conhecer um dos mais antigos, emblemáticos e bem classificados restaurantes de Cascais. O Porto de Santa Maria, no Guincho.

A história do Restaurante Porto de Santa Maria começa há cerca de 60 anos atrás, numa pequena instalação no mesmo local, onde se serviam petiscos com sabor a mar. Ao longo destas seis décadas, foi a constante atenção dedicada à qualidade dos produtos e à tipicidade dos sabores que o trouxeram àquilo que é hoje: um Restaurante de referência, mundialmente conhecido e reconhecido, onde é habitual encontrar as mais ilustres individualidades nacionais e estrangeiras que partilham um interesse comum: o gosto pelos pratos de sabor e gosto profundo a mar. Personalidades da política, das artes e letras, do desporto, conhecidos atores e atrizes de cinema, cantores famosos e as mais diversas presenças de relevo, muitos são os que ao longo dos anos se têm feito assinalar no livro de honra, tecendo os mais rasgados elogios, tanto no que se refere às experiências gastronómicas que desfrutaram como à qualidade do serviço. Damos-lhe alguns exemplos: Jeremy Irons, Betty Faria, Cliff Richard, Hillary e Bill Clinton, Jennifer Aniston, Tony Blair, Madeleine Albright… a lista é interminável. Nesta lista, a realeza europeia marca lugar assíduo, liderada pelo ex-monarca Juan Carlos de Espanha e família, conhecido pelo seu requintado gosto pelo peixe fresco e pelos “frutos do mar”.

Quer seja num almoço ou jantar de família, como visita de turismo gastronómico ou para uma refeição de negócios, quem vem ao Porto de Santa Maria sabe que encontra sempre o melhor peixe e marisco da região, a maioria dele pescado ao longo da costa portuguesa e fornecido diariamente por pescadores especialmente dedicados, para garantia da máxima frescura. Além disso, é precisamente a conservação desta frescura que mais distingue as propostas que aqui podemos encontrar. Ao confecionar pratos que respeitam e preservam criteriosamente os sabores mais puros do mar, a cozinha do Porto de Santa Maria foge à tentação deitar mão a elaborados e excessivamente condimentados temperos, isso sem qualquer prejuízo para o requinte, sofisticação e distinção do que serve, num claro exemplo do corolário “less is more”.

De entre os pratos que encabeçam a lista dos mais pedidos estão o “misto de marisco”, a “lagosta grelhada” e o “robalo no pão”. Este último é uma verdadeira obra de arte culinária, originalmente concebida neste restaurante por sugestão de um antigo cliente que tinha experimentado algo semelhante em Itália e que hoje é, aliás, replicado noutros locais.

Como não podia deixar de ser, a carta de vinhos que acompanha o Menu é um luxo. O piso inferior do restaurante esconde um verdadeiro tesouro composto de garrafas de vinho das castas, anos e origens mais diversas e uma secção destinada a garrafeiras privadas dos clientes mais habituais.

E a cereja em cima do bolo: o cenário natural que envolve o Porto de Santa Maria. A prova e degustação de todos estes extraordinários sabores pode ser desfrutada com o olhar repousado na linha do horizonte que divide o céu do mar Atlântico, rodeado da beleza selvagem das dunas de fina e branca areia, com direito a assistir a um pôr-do-sol inesquecível, antes ou durante um requintado jantar. Consegue imaginar?

Toda a beleza, todo sabor e toda frescura que o mar têm para oferecer esperam por si no Guincho. Venha contemplar e saborear tudo isto no Porto de Santa Maria e deixe embalar os seus cinco sentidos na onda desta extraordinária experiência.

pm_1_edit
pm_2_edit
pm_3_edit
pm_4_edit
pm_5_edit
pm_6_edit
pm_7_edit
pm_8_edit
pm_9_edit
pm_10_edit

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*