Header---Centro-Cultural-de-Cascais

Cascais :: A Cultura também mora aqui


Header---Centro-Cultural-de-Cascais

Cascais foi desde sempre apreciada pelo seu estilo de vida descontraído, proporcionado em grande parte pelo clima ameno e pela paisagem salpicada de convidativas praias. Mas não se deixe enganar, esta bela Vila piscatória à beira-mar plantada não é apenas isso.

Fruto da sua rica e reconhecida história cultural e da constante aposta que o Município tem feito não apenas na preservação, mas também na promoção, incremento e dinamização da mesma, foi recentemente criado o Bairro dos Museus.

Fazemos-lhe uma pequena visita guiada, para ficar a saber mais sobre esta iniciativa.

Sem prejuízo do cunho mais informal que até hoje marca o seu quotidiano, Cascais foi uma Vila que encantou monarcas, famílias aristocráticas e os mais ilustres intelectuais de diversas áreas da cultura de outrora. A passagem e a estadia de inúmeras personalidades de relevo, nacionais e estrangeiras ao longo da história, deixaram marcas inegáveis e ainda hoje bem visíveis e enraizadas no dia-a-dia dos seus habitantes.

Fatores como o estilo de vida que resultou da perfeita simbiose entre as diferentes culturas, nacionalidades e origens daqueles que por aqui passaram ou viveram ao longo de décadas e o período de exílio de muitas e abastadas famílias durante a Segunda Guerra Mundial, revestem-se da maior relevância na história do Município, pelo inegável contributo que deram à cultura cascalense e ao seu perfil, tão distinto quanto eclético.

É em grande parte este carisma, moldado pela riqueza dos que a escolheram como destino, que faz de Cascais, atualmente como outrora, um polo de cultura e de inovação aos mais diversos níveis.
Consciente dessa riqueza e do vastíssimo património imaterial em que se traduz, o Município de Cascais criou recentemente o Bairro dos Museus. Assente num perímetro geográfico que engloba 12 equipamentos e dois parques, esta é uma nova experiência, com uma forte componente de inovação e de coerência cultural, colocada ao dispor de habitantes e visitantes.

A missão deste novo projeto é a de conservar o antigo e viver o novo, “promovendo o diálogo entre as gerações passadas e as gerações futuras”, segundo Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais. Por outro lado, ao reunir todos os seus equipamentos através de uma programação integrada, proporciona uma oferta cultural ainda mais rica, criando sinergias essenciais para quem pretende estar na linha da frente da cultura, da educação e da inovação, como Cascais.

Vantagens como a possibilidade de compra de bilhetes cruzados, a existência de passes diários e futuros protocolos a estabelecer com parceiros locais como hotéis e restaurantes, assim como com os transportes públicos e parques de estacionamento, são sem dúvida aliciantes para todos os visitantes.

Um dos objetivos do Bairro dos Museus é fazer da Vila de Cascais um grande palco com artistas a trabalhar ao vivo dentro do perímetro deste bairro. Outro é o de que este ambiente cultural traga um maior envolvimento da comunidade local com os equipamentos, assim como a atração da indústria criativa, reafirmando Cascais como uma referência cultural e artística nacional e internacional.

Se não nos faz uma visita há algum tempo ou se está a planear visitar Cascais pela primeira vez brevemente, não deixe de viver esta enriquecedora experiência. Olhar para o futuro mantendo o passado presente, faz parte da nossa melhor cultura.

Estes são os equipamentos que o Bairro dos Museus tem à sua espera. Venha conhecê-los e desfrute!
Centro Cultural de Cascais
Casa das Histórias Paula Rego
Museu Condes de Castro Guimarães
Casa Duarte Pinto Coelho
Casa de Santa Maria
FAROL – Museu de Santa Marta
Museu do Mar – Rei D. Carlos
Fortaleza de Nossa Senhora da Luz
Forte S. Jorge de Oitavos
Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria
Espaço Memória dos Exílios
Casa Reynaldo dos Santos e Irene Virote Quilhó dos Santos
Parque Marechal Carmona
Auditório Fernando Lopes Graça – Parque Palmela

Museu do Mar

Museu do Mar

Casa das Histórias Paula Rego

Casa das Histórias Paula Rego

Parque Marechal Carmona

Parque Marechal Carmona

Museu Condes de Castro Guimarães

Museu Condes de Castro Guimarães

Farol Museu de Santa Marta e Casa de Santa Maria

Farol Museu de Santa Marta e Casa de Santa Maria

0 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*